Com novas ferramentas, termos e siglas surgindo todos os dias no dinâmico universo de mídia digital, é preciso estar sempre atento para não se perder na “sopa de letrinhas" deste mercado. DV360, DMP, DSP, CM, CPM e por aí vai. Você conhece o significado de tudo?
Pensando nisso, a Predicta fez uma lista de siglas e significados de termos importantes dentro da mídia digital.
O que é: em julho de 2018, o Google repaginou as suas ferramentas de Marketing Digital e criou o Google Marketing Platform. A Plataforma reúne tudo o que os profissionais de marketing precisam para planejar, executar e mensurar suas campanhas em uma visão única.
O que é: também como parte das mudanças para GMP, o DV360 (que até então era conhecido como DBM) é a plataforma de compra de mídia programática do Google. É a consolidação entre o DoubleClick Bid Manager, Studio e Audience Center. Ele se divide entre os módulos Campanhas, Audiência, Criativos, Inventário e Insights.
O que é: Adserver do Google que hospeda, gerencia e entrega criativos em espaços publicitários. Permite que o anunciante acompanhe todas as principais métricas referentes á campanha em uma visão unificada.
O que é: o GA360 é a principal ferramenta no que se refere a dados. O maior parceiro que se pode ter na hora de reunir informações e entender os usuários oferecendo relatórios com o BigQuery e integrações nativas com produtos do Google Marketing Platform e com o Google Ad Manager.
O que é: plataformas que auxiliam e otimizam a compra de mídia digital (o DV360 é a DSP do Google)
O que é: plataforma utilizada pelos publishers para vender mídia digital e forma automatizada.
O que é: plataforma de gestão de dados, que serv segmentos de audiência para direcionamento de anúncios.
O que é: indica a eficácia do anúncio em vídeo, 100% de VTR significa que todas as impressões exibidas resultaram na conclusão de todos os usuários que assistiram ao vídeo.
O que é: O CTR nada mais é do que a taxa de cliques de uma campanha. O número de cliques dividido pelo número de visualizações resulta no CTR. Números mais altos de CTR indicam que o anúncio é útil, relevante e com palavras-chave bem elaboradas.
O que é: indica o custo por cada reprodução de vídeo.
O que é: indica o custo a cada mil impressões.
O que é: indica o custo por mil impressões visíveis.
O que é: indica o custo por engajamento.
O que é: indica o custo por clique.
O que é: indica o custo por aquisição (que varia de acordo com a proposta da campanha e do cliente)
O que é: sancionada em agosto de 2018 por Michel Temer, a LGPDP traz uma série de mudanças e medidas que protegem os dados de usuários da internet. Ela foi inspirada no GDPR europeu e passa a entrar em vigor em fevereiro de 2020.
O que é: “personalização” é uma das palavras da vez quando falamos em mídia digital. Atingir a pessoa certa na hora certa é importantíssimo, mas as taxas de conversões são ainda melhores se tal anúncio criar uma identificação com o cliente. O DCO é um conjunto de práticas que permite isso por meio da criação de diferentes criativos dentro de uma mesma campanha, os quais serão entregues de acordo com o comportamento do usuário.
O que é: plataforma que reúne as principais qualidades de armazenamento do mercado, transmitindo segurança, praticidade e potencialização para os negócios. Com a tecnologia, é possível aprofundar em projetos de Big Data e Machine Learning.
O que é: o próprio nome já diz do que se trata o ROI. É a métrica geral que define quanto do investimento em uma campanha de fato retornou para o negócio. Para chegar a este número, você subtrai o valor do investimento do valor obtido e divide o resultado pelo valor do investimento de novo.