Como reclamar de uma segunda-feira em que você faz as malas e parte para o Google Marketing Platform Partners Summit, em São Francisco? Não dá, né? Foi assim que a semana começou para mim e para Murilo Balthazar, nosso gerente de operações aqui na Predicta.
A edição de estreia do evento recebeu apenas convidados e reuniu os principais profissionais da Google Marketing Platform no mundo, com a proposta de discutir tendências do mercado, melhores práticas e o desenvolvimento de novos produtos. Este artigo traz tudo o que eu e Murilo vimos de importante por lá!
Logo de cara, fomos recebidos com uma abertura inspiradora focada nos 5 pilares que moldam a relação do Google com seus parceiros: transparência, confiança, Radical Candor (podemos traduzir este termo como 100% de honestidade), comunicação aberta e respeito mútuo. A Predicta, como Sales Partner do Google, se compromete a estender essa mesma relação com seus clientes.
Mas vamos às novidades que consideramos mais relevantes, apresentadas ao longo dos painéis e apresentações:
O DV360 é o antigo DoubleClick Bid Manager e, após as mudanças anunciadas em julho deste ano, se tornou a ferramenta de demanda dentro da Google Marketing Platform, reunindo recursos ligados a avaliação, criativos, compra e planejamento de campanhas. As muitas novidades da ferramenta se apoiaram especialmente na parte de audiência e criativos.
Vamos começar pela parte de audiência, mais especificamente no que se refere à controle de frequência. Agora, o DV360 permite que esse controle seja feito através de todas as campanhas e por audiência. Isso garante que nenhum usuário já impactado será exposto com uma frequência muito acima da média, de modo a otimizar o investimento no anunciante no momento de atrair novos usuários para o site.
Em relação à parte criativa, um dado foi crucial para guiar as otimizações: 70% da performance de uma campanha é responsabilidade da qualidade dos criativos, mas apenas 10% do investimento é dedicado a isso. Contraditório, certo? Por conta disso, por meio do DV360, será possível customizar cores, imagens e texto de cada anúncio.
Com isso, agiliza também a replicação de banners como variações de textos específicos por usuário. Com o processo de criação finalizado, podemos utilizar Dynamic Rules para entregar o criativo específico para seu respectivo filtro de audiência/perfil usuário, localização e/ou data e hora.
Atrelando as novidades acima a deals garantidos, é possível alcançar 11% a mais de novos usuários, economizar 29% do tempo das agências e 57% do tempo dos Publishers. Esses dados são da Nielsen. E tem mais. Quando mídia e criativo trabalham juntos, as performances das campanhas aumentam em 150% e o aumento de visualização de tempo de vídeo aumenta em 5.8 vezes!
Foi apresentado também que o Display & Video 360 já tem acesso a inventário para Smart Tv´s. Ainda que esse inventário seja muito pequeno no Brasil, ele tende a se tornar mais forte.
Outra vertente muito abordada no evento foi a tão importante Brand Safety. O constante trabalho de evitar atividades fraudulentas já criou mais de 180 filtros os quais bloquearam 320.000 publishers, 90.000 apps e 720.000 sites por tráfego inválido. Sempre que esse tipo de tráfego é identificado, o Google reembolsa o anunciante.
É aí que entra o conceito de Brand Quality Hub, uma nova funcionalidade em que pode-se checar todo Brand Safety do anunciante em um único lugar de uma maneira simples. Ele é dividido em três partes, brand safety audit, pre-bid spam info e change history. O próprio DV360 traz uma opção de Brand Quality com novas possibilidades focadas no cuidado com a qualidade da compra de mídia via Brandsafety e filtro pré-spam.
Um dos grandes privilégios de comparecer a esses eventos do Google é ter contato direto com os grandes nomes que constroem o Google todos os dias. Um engenheiro do Analytics 360 apresentou tudo o que acontece com o dado a partir do momento em que a tag do GA é chamada na página do anunciante.
Eles apresentaram a arquitetura de como o dado é consolidado, e explicaram que para que tenhamos dados em tempo real, é preciso abrir mão de algumas informações que precisariam ser processadas por alguns minutos, mas em menos de meio segundo o dado está disponível. A API do GA permite ter acesso direto ao dado em tempo real.
Além disso, nos foi informado também quais serão as próximas novidades que o Analytics vai receber.
Single Search: com os investimentos pesados em machine learning, as ferramentas têm ficado cada vez mais inteligentes, sendo possível que se faça buscas diretas no GA para obter insights e relatórios específicos
– Google Analytics para aplicativos
É tanta informação, tantas novidades para se atentar que fica claro como o universo de mídia digital vive em constante transformação, ficando a obrigação de empresas como o Google não apenas ditar as tendências, mas também se adequar a algumas delas.
Gostou das novidades? Então confira a parte 2 deste conteúdo, que traz mais informações de tudo que foi apresentado nos dois dias de evento em São Francisco. Clique aqui para conferir.